Alimentos que não devem ser congelados
Alimentos congelados devem ser descongelados apenas uma vez. Se fizermos o contrário, corremos o risco de sofrer de intoxicação alimentar ou de ingerir produtos que já não são adequados para serem consumidos novamente.
Os laticínios não congelam, pois o soro é a primeira coisa a cristalizar e é responsável por deixar um cheiro desagradável quando temos que descongelar, por exemplo, um iogurte. Melhor comê-los antes que expirem e mantê-los na geladeira ou você acabará com pratos de sabor desagradável.
Congelar arroz implica em comer um prato que é pegajoso e desprovido de qualquer sabor ou nutrientes. O melhor é que você cozinhe o arroz e coma na hora ou, no máximo, no dia seguinte. Sério, não vale a pena porque a sensação é desagradável.
Quando fazemos este sacrilégio com estas especiarias, elas acabam desenvolvendo um sabor forte e amargo de tal forma que estragam todos os nossos pratos. Melhor colocá-los na prateleira de sua cozinha.
Congelar o bacon não é uma boa ideia, pois esta parte da carne de porco perde todas as suas proteínas, uma vez que se destina a ser cozida e consumida no momento da compra (ou dentro do prazo de validade). Antes de congelar, coma.
Os vegetais são constituídos por uma grande percentagem de água. Portanto, se os congelarmos estaremos brincando com gelo e ao descongelar não terão sabor e sua textura ficará mole.
Os molhos, comprados em loja e caseiros, são feitos com farinha ou amido. Se os colocarmos no freezer, este ingrediente tende a se separar do resto, deixando um molho pouco apetitoso.