Descoberta de ilha gigantesca que submergiu pode expandir área marítima brasileira

Atualmente, a região está afundada a cerca de 650 metros abaixo da superfície do mar. Essa descoberta pode apoiar a solicitação do Brasil para expandir suas fronteiras marítimas nessa área.

Atualmente, a zona econômica exclusiva do Brasil vai até 370 quilômetros da costa. A elevação está mais distante, em águas internacionais.

Em 2018, os pesquisadores fizeram uma descoberta incomum durante uma expedição submarina ao encontrarem camadas de argila vermelha no fundo do mar, semelhantes a solos tropicais.

Agora, uma nova pesquisa examinou a composição do material e confirmou que a argila não poderia ter se formado debaixo d'água.

Há aproximadamente 80 milhões de anos, a Elevação Grande Rio começou a se formar devido a intensas atividades vulcânicas sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul.

Com o tempo, o vulcanismo diminuiu, e o planalto começou a se mover para o oeste, afundando de forma gradual.

Cerca de 40 milhões de anos atrás, houve um último período de atividade vulcânica na parte oeste da elevação. Foi nessa região, onde a lava se solidificou, que os cientistas descobriram a argila vermelha.

LIKE SAVE SHARE

Follow for more