Grécia descobre cemitério de navios perto da Ilha de Kassos
O cemitério de navios fica em uma passagem de 45 km de largura, próximo à ilha de Kassos. Essa ilha é a menor do arquipélago do Dodecaneso e conhecida por sua beleza natural e tradições autênticas.
A equipe descobriu dez navios naufragados no total, de diferentes épocas. Geólogos, mergulhadores profissionais, engenheiros e historiadores estiveram envolvidos na pesquisa.
Espera-se que a descoberta dos navios possa ajudar a contar a história da região com base nos destroços e objetos encontrados no fundo do Mar Egeu.
A busca começou em 2019 e terminou em outubro de 2023. Inicialmente, a equipe usou um sonar para mapear o estreito, identificando locais para mergulho.
As escavações foram feitas em profundidades variando de 19 metros a 47 metros. O navio mais antigo descoberto pelos pesquisadores gregos remonta a 3.000 a.C., durante a Idade do Bronze.
Também foram encontrados navios de diferentes épocas, como da Era Clássica, do período Helenístico (quando a região era governada por Alexandre, o Grande) e após o domínio romano.
Dentre os vários objetos encontrados durante a pesquisa, estão uma ânfora espanhola do ano 150 e uma âncora de pedra da Grécia Antiga.