O que o Antigo Testamento disse sobre o Messias? Profecias que se cumpriram

A profecia de que o Messias nasceria de humana pode ser encontrada em Gênesis 3:15. Mateus 1:20 e Gálatas 4:4 confirmam isso. Este último diz "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei".

Belém foi o local de nascimento de Jesus e isso foi profetizado no Antigo Testamento, mais especificamente em Miquéias 5:2, que diz: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

Maria como virgem e mãe de Jesus é descrita no Antigo Testamento em Isaías 7:14, que diz "[...] Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho [...]" A profecia é então cumprida em Mateus 1:22-23 e Lucas 1:26-31.

Tanto em Gênesis 12:3 quanto em Gênesis 22:18, isso é mencionado. No segundo, podemos ler: "E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz."

Gênesis 17:19 menciona que os descendentes de Isaque carregarão uma aliança eterna com Deus. Gênesis 21:12 também toca neste assunto. Lucas 3:34 então confirma a ascendência de Jesus como filho de "[...] Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor".

Números 24:17 diz que "uma estrela procederá de Jacó". Mateus 1:2 nos mostra que a profecia se concretizou.

"O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos", pode ser lido em Gênesis 49:10. Lucas 3:33 chama Jesus de "filho de Judá", e Hebreus 7:14 confirma isso.

LIKE SAVE SHARE

Follow for more